Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Conto - III

"Quando me dei conta, estava a pensar nas estrelas. Não conseguia me esquecer de seus brilhos. Era aconchegante repousar-me no chão do asfalto e ser abraçado pelo calor delas. O dia era bom, mas a noite me fascinava. Todo amanhecer era acompanhado pela expectativa louca para a chegada do anoitecer, que viria mais uma vez. Me sentia bem, eu sabia que a noite era a minha certeza. Ela nunca me abandonaria, ela estaria de volta todos os dias. No dia, as dores e sofrimentos de todo um mundo. Na noite, o esquecimento de toda uma infelicidade, a oportunidade de esquecer tudo." Pedro

   Ainda no tempo de brincar de pega-pega, esconde-esconde e pular corda, o bairro Volta Alegre era repleto de crianças felizes, adultos feitos e adoráveis idosos. Pedro saía da escola e ia direto para casa. Dona Lurdes já estava com o almoço pronto, a preparar um suco de laranja. Enquanto isso, seu Valdecir engraxava os sapatos, que usaria em mais um dia de serviço. Após o almoço, o garoto ia para as ruas, brincar com os amigos do bairro. Pedro ia até seu quarto, pegava a bola laranja, a corda e alguns carrinhos de mão. Com uma sacola, levava-os até a calçada, onde os amigos que estavam sentados esperando por Pedro, iriam brincar.
   À noite, chegava cansado, com os pés encardidos e a roupa suja de terra. Divertia-se tomando banho dentro do tanque de lavar roupas, limpando os pés com um escovão. Depois do jantar, a hora de dormir. Era o momento mais prazeroso do dia. Seu Valdecir deixava Pedro escolher um livro, contava uma história e contemplava a noite junto ao filho. E antes que este dormisse, dava-lhe um beijo, e dizia: "Filho, o amor do papai e da mamãe estará sempre contigo, ali na maior e mais brilhante estrela. Entre as Três Marias e do Cruzeiro do Sul." Então, o menino cerrava os olhos, satisfeito por aquele divertido dia, lembrando-se das estrelas que ele e o pai haviam visto através da janela.
   Divertidos foram seus seis anos de idade, época em que ainda não tinha muito com o que se preocupar.
Mas, exatamente há dois anos, Pedro não mais vê seus pais. Lurdes e Valdecir desapareceram, provavelmente em um acidente, quando voltavam de um passeio em Juazeiro. A notícia abalou o coração do menino, e Pedro passou dias e noites a chorar. Seu único parente próximo era um tio, que o acolheu por quinze dias em sua casa. Mas o homem não queria tornar-se responsável pelo garoto. Pedro foi então levado para o orfanato Recanto da Paz. Lá ele viveu até completar a maioridade. Em doze anos, nunca se esquecera das noites que dormia ouvindo histórias contadas pelo pai. Nunca se esqueceu de olhar as estrelas e encontrar a mais bela e brilhante, a estrela de seus pais.
   Foram anos sofridos, vividos ao lado de garotos como ele: sem pai, sem mãe, sem muito amor.
Com dezesseis anos, Pedro conheceu Luiza, uma garota que havia perdido a mãe há cerca de um mês. Luiza era menina de um corpo esguio, cabelos loiros e olhos verdes. Revoltada com a vida e a situação, passou dias em sua cama, evitando conversa com todos que tentavam se aproximar.
   Após alguns dias, depois de pegar sua bandeja com a refeição do almoço, ao virar-se para se sentar, esbarrou em Pedro. A garota não se conteve. Com uma expressão divertida ao vê-lo encoberto por macarrões e molho, soltou uma gargalhada. Quando se deram conta, estavam a rir juntos. Naquele dia, Pedro e Luiza almoçaram juntos e, a partir de então, tornaram-se amigos, parceiros em tudo. Na virada de um sábado para domingo, esperaram todos dormirem. Pularam a janela de seus quartos e se encontraram no jardim da frente. Deitaram juntos no gramado, e Pedro pôs-se a contar sobre seus pais, a dizer sobre as estrelas. A garota o ouvia com toda a atenção, ao passo que trocavam alguns olhares perdidos. Deram-se as mãos. Pedro envolveu Luiza em seus braços. Quietos, com olhares fixos, os dois se descobriam. Não tardaria muito para perceberem que estavam apaixonados. A noite passou e Luiza dormira em seus braços. Ao amanhecer, acordou assustada. Deu um tímido beijo em Pedro, que ainda dormia, e saiu correndo. A partir de então, todos os dias eram dias de fugir para encontrar-se a noite, deitar no gramado, trocar carinhos e beijos.
   Pedro e Luiza completaram dezoito anos e estavam livres para a vida. Andaram juntos até a noite cair. Deitaram-se no asfalto, olharam-se por um momento. Pedro se levantou e pediu para Luiza esperar. Em pouco tempo, estava de volta. Na mão, uma rosa roubada. No coração, os mais sinceros sentimentos. Pedro sabia o que iria fazer. Esperou o anoitecer para que com o brilho da noite, fossem abençoados pela estrela de seus pais. Pediu Luiza em namoro. A jovem, com uma certeza de mulher, respondeu: "Sim, Pedro. Serei sua mulher, e você o meu homem." Declarados um só, no calor dos corpos e no brilho da noite, celebraram um infinito e eterno amor. Pedro e Luiza celebraram uma longa noite que não iria acabar.

Giovana da Rocha


5 comentários:

  1. E nada como o amor para preencher o vazio da perda.

    ResponderExcluir
  2. Obrigadíssimo por tua presença em meu blog!
    Será uma honra para mim se um dia leres um livro meu!
    GK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é preciso agradecer. A honra é toda minha. E quanto aos livros, logo poderei comprar um. rs
      Qual deles você recomendaria para uma primeira compra?

      Excluir
  3. "Escuridão" é o meu favorito dentre os livros que já escrevi. Mas prefiro deixar que escolhas com tua intuição... Mais uma vez, obrigado por tudo!
    GK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada pela dica! Li no site da globo sobre seus livros da síndrome do pânico, devem ser muito interessantes também. :)

      Excluir