Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Filha do Mar

Em passos largos andava sem rumo neste imenso Rio de Janeiro. Eu era vítima da vida, e quanto a isso nada podia fazer. Buscava um lugar que me fizesse ao menos por um tempo esquecer. Esquecer das mágoas, das pessoas, daquilo que me feria. Enquanto estava a correr, tropeçava e, muitas vezes caía. Com a voz rouca, fazia questão de gritar. Os gritos são a  libertação de uma alma infeliz. E esta não é uma noite qualquer. Eu quero e sei que é possível me libertar. Já é tarde e todos já se recolheram. Donas de casa estão tendo o descanso de um dia exaustivo. Os maridos recompõem energias para mais um dia de serviço. Os filhos, na certa, já dormiam desde bem antes. Eu e os sentimentos éramos os únicos. Um atormentado ser, a fúria, a revolta, o inconformismo. Situação como essa? Não, não é de se conformar. Por que deveria eu passar por isso? Me diga, gostaria de saber o porquê de tal sofrimento. Estou acorrentada e percebo que as chances estão cada vez mais escassas. Sou prisioneira de uma alma infeliz, insana, desesperada. Meu corpo, já sujo, veste uma velha e larga blusa de algodão, além de uma desbotada saia de chita. Os pés? Nada. É claro que não calçam nada. É preciso correr, fugir. Somente pés descalços se adaptam a isso. Dias? Meses? Há quanto tempo estou assim? Sem casa, de bolsos vazios, nada para comer. Há tanto venho sofrendo, que lembrar de mim mesma é raro. Acabo de notar que passo sede, fome. As pessoas só veem a si mesmas. Compaixão? O que é isso? O mundo é egoísta, sem fé. A esperança nada custará a morrer. É, não há mais nada a ser feito. O jeito é antecipar o que cedo ou tarde há de vir. É só caminhar um pouco mais, que será possível ouvir as marés. Lá encontrarei o meu conforto. Preocupo-me. Não sei se consigo chegar. As forças são poucas, os pés custam a andar. Sinto o peso da idade e de um corpo sem forças. Tento acreditar que pouco me falta para chegar em meu destino. Mar que refresca, meu berço querido! Ainda possuo esperança, sei que posso te encontrar. Mas, estás tão... longe. O coração cansa de bater. Minh'alma desiste de viver. Espera. Ouça, Mariana! As ondas, o mar. Corre! Só mais alguns passos e... Ah, areia carioca, és tão única. Acalma o corpo, tranquiliza a alma. Agora, é questão de tempo. As ondas hão de se aproximar. Esta é a minha certeza. Aqui, nada mais temo. A morte não me dá medo. Serei bem recebida, serei abraçada por este imenso mar de Copacabana.

Giovana da Rocha

2 comentários: