Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cartas Finadas

Há dois meses que não mais recebo notícias. Ando com o coração apertado, com a mente inquieta, e a alma sem paz. Tento me lembrar ao certo quando é que foi que demos o último beijo. Isso é atormentador. Não dá para aceitar que nós, por meu medíocre ciúmes, nos despedimos brigados. Despedida? Nem isso tivemos. Você se foi, chamado pelo exército nacional para defender-nos da guerra. Eu estava na praça quando ele e os convocados passaram por mim. Não podíamos, nem tínhamos muito tempo para conversar. Você então me disse que ficaria bem, que assim que possível me enviaria cartas. Não pude continuar a falar, nem desejar-lhe boa sorte. Ele se afastara, e eu chorava. Na carta que recebi, você dizia estar fraco e com dores nas pernas. Foi então ao continuar lendo, que uma, ainda que fraca, luz me reavivou o coração: dizia que me amava, que eu era "a estrela, aquela que mais brilhava". Mesmo triste, por não estar de volta e os conflitos não terem se acalmado, eu sabia que estava bem, que estava vivo. Para mim, aquilo era um conforto. Mas hoje, precisamente hoje, isto me enlouquece. Passo noites acordada, e vou todas as manhãs até a banca ler o que está a falar sobre a guerra, nos jornais. Pergunto ao sargento aposentado, que mora perto da minha avó, se tem notícias dele, se sabe como está. Mas não, não me dizem nada. Ninguém sabe de nada. Apeguei-me a todos os santos, comecei novenas. Ajoelho-me no santuário que montei e, todas as noites, peço por você, por alguma notícia, por uma palavra que me tire do peito a angústia que sufoca. A vontade é de não fazer nada, de dormir e só acordar quando tudo tiver acabado. Eu então poderei abraçá-lo, dizer o quanto me sinto mal, que sinto muito. Às vezes, um eu te amo é o que mais precisamos. Mas, por que raios havia de existir guerra? O homem não sabe se resolver com dignidade? É preciso sacrificar almas, ferir tantos? Só queria meu  Luan aqui, comigo... Bom, deixe-me checar a caixa de correio, a esperança é a última que morre. Por Deus! Há aqui uma carta... só pode ser dele! Depressa, Juliana, abra logo isto! Peguei apressadamente uma faca e cortei o envelope: ah, esta não é do Luan... aqui diz sargento Marcio... estranho. Vejamos.... Não, não, não! Não pode ser verdade. Preciso acordar, que este só pode ser um sonho ruim, um pesadelo terrível! Com os últimos ataques da semana passada, aqui diz,  Luan foi atingido, ficou no hospital e............. na noite de domingo, se foi. Aqui dizem que... o corpo dele estará dentro de alguns dias de volta à cidade. Porto acaba de anunciar que não me quer mais aqui... o mundo me tirou as razões para viver. Eu tinha um amor, e ele se foi com a guerra. Argh! Malditos países, maldita seja toda essa desgraça! Maldita seja a rivalidade! Ele se foi, e não me esperou. "Contenha as lágrimas, não se deixe abater", é o que dizem. Mas não quero prolongar aquilo que me machuca, que tanto dói. É preciso estancar a dor, não há vida sem amor. É isso. Não há mais o que ser pensado! A vida me apunhalou e levou o que mais me valia. Agora sou eu quem segura a faca, e será minha a última punhalada! Não terminarei a carta, e nem será preciso... faço do sangue que escorre os últimos dizeres. Faço deste, o meu despedir.

Giovana da Rocha

2 comentários:

  1. Do amado vai-se a vida. Mas o amor fica.
    GK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se me perguntares se a eternidade existe, direi que não sei. Agora se disseres que esta se chama amor, serei obrigada a concordar.

      Excluir